Leve suas chaves para a cama! Eu vou te explicar o motivo.

Ansiedade de Separação

Você já pensou como seu cachorro poderá reagir ao seu desaparecimento depois de estar tanto tempo em casa? Leve suas chaves para a cama e seu cachorro vai te agradecer por isso! Eu vou te explicar o motivo.

Assim como nós, seu cão faz associações com base em experiências anteriores e o comportamento pode até se tornar automático. 

Se você liga a TV e está passando o Jornal Nacional, você já sabe que é pelo menos umas 21:00.

Se liga a TV e está passando o Fantástico, você já sabe que é Domingo.

Com os cães não é diferente, pegar as chaves significa que você vai sair, pegar a guia significa que você vai leva-lo para passear, e por aí vai.

É aí que entra a ansiedade!

Como acontece?

Quando essa ação diz ao seu cão que você irá embora … e provavelmente por um longo tempo … a ansiedade pode ser profunda o suficiente para causar basicamente um “ataque de pânico”.

Com um “ataque de pânico”, seu cão pode se tornar destrutivo. Muito destrutivo. MUITO MESMO. Não porque estar bravo ou para “te ensinar uma lição”, mas porque seu cão fica tão chateado, preocupado e em pânico que essa energia é liberada da única maneira que ele sabe – choramingando, latindo, tendo acidentes ou mastigando móveis e objetos. 
E advinha? Eles não podem controlar isso!

Como consequência lá está você limpando novamente os xixi pela casa… trocando os móveis que foram destruídos, fazendo reparos no batente da porta, armários e etc… Tenho muitas fotos de clientes com enormes buracos nas PAREDES, cachorro com patas machucadas e muito mais. O dano de um ataque de pânico pode ser surpreendente, além de assustador e perigoso.

Mesmo quando ele não entra em pânico, ele pode ficar deprimido ou se perguntar se foi abandonado toda vez que você sai.

O que fazer?

Aqui estão 2 maneiras de começar a ajudar a prevenir e tratar a ansiedade de separação:

  • Separe-se do seu cão por curtos períodos de tempo em momentos aleatórios. Aumente lentamente o período de tempo, mas continue a se separar em momentos aleatórios e por períodos aleatórios de tempo para que seu cão não saiba se você está saindo por 5 minutos, 50 minutos ou 5 horas.
  • Mude qualquer coisa que signifique que você está saindo. Pegue sua bolsa, sua blusa, pegue suas chaves, coloque seu tênis, ou o que você normalmente faz ao sair de casa, em horários aleatórios, para que seu cachorro nem sempre associe isso a ficar sozinho em casa.

Ah, mas você não tem esse problema? Isso não significa que quando você voltar do trabalho e for trabalhar no dia seguinte, não poderá acontecer com você.

Se você tiver um filhote já comece hoje e se ele foi ADOTADO comece ONTEM!!! 

“Ah Herbert, mas eu vou mudar de casa e de emprego não adianta eu fazer isso agora”

Claro que adianta! Você tem de se antecipar! Comece agora e prepare seu cachorro para as mudanças que virão lá na frente!

Como começar hoje? Leve suas chaves para a cama e seu cachorro vai te agradecer por isso , vestindo uma calça e ficando em casa, puxando o zíper da blusa e guardando ela sofá. No longo prazo, essas pequenas coisas irão beneficiar você e seu cachorro. Para evitar problemas futuros, recomendo ler este artigo.

Muito obrigado pela leitura e pelo seu tempo!
Gostou deste conteúdo? Deixe um comentário!

Aprenda de uma vez por todas o porquê do seu cachorro sempre insistir em errar o local.

Aprenda de uma vez por todas o porquê do seu cachorro sempre insistir em errar o local.

Receba gratuitamente no seu e-mail.

Suas informações estão seguras.

Sobre o Autor

Herbert Reis
Herbert Reis

Herbert Reis, 28 anos, Adestrador de cães e Comportamentalista Canino há 04 anos. O segredo do meu sucesso com os cachorros, além de ser apaixonado pelo que faço, é ensinar para os donos de cães a mesma comunicação que eu utilizo, de forma que os cachorros obedeçam eles da mesma forma que me obedecem, de forma definitiva e no menor tempo possível.

0 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.