Como escovar os dentes do seu cachorro

Como escovar os dentes do seu cachorro

Você sabe como escovar os dentes do seu cachorro? Estabelecer uma rotina de cuidados dentários em casa é uma parte importante da saúde geral do seu cão. Você nunca pensaria em passar dias sem escovar os próprios dentes, com seu cachorro não é diferente.

O ideal

Uma coisa que você vai querer fazer primeiro é simplesmente olhar a cor dos dentes do seu cão. Idealmente, eles devem ser brancos. Se você notar uma coloração amarela, cinza ou esverdeada nos dentes, é mais provável que haja tártaro se acumulando ali hein? Isso não é algo que você possa escovar e eles precisarão de uma limpeza dentária profissional. Além disso, a linha da gengiva deve ficar bonita e rosa. Se você vir uma linha vermelha na gengiva, isso é gengivite ou inflamação do tecido gengival. O que você está fazendo ao escovar regularmente é prevenir a formação de mais tártaro, além de manter a linha da gengiva feliz.

Como começar

Algo que você pode querer fazer apenas para acostumar o seu cão à escovação é simplesmente brincar muito com os dentes. Principalmente como um filhote.

  • Toque os dedos na boca, toque seus dentes, assim como suas gengivas para que eles se acostumem. 
  • Se você tem um cão adulto que nunca escovou os dentes antes, recomendo começar levantando os lábios e olhando para os dentes. É um bom ponto de partida para ter certeza de que eles vão tolerar que você mexa na boca. 

    A partir daí, você pode trabalhar até tocar os dentes e até mesmo colocar um pouco de pasta de dente no dedo para limpá-lo no dente e deixá-los se acostumar com o sabor.

Atenção

É importante lembrar que a pasta de dente humana não é segura para uso em animais de estimação. No mercado você encontra uma infinidade de pastas para cães, incluindo sabores como o de frango. O que é ótimo sobre esse creme dental é que ele tem uma ação enzimática. Ou seja, vai aderir ao dente e trabalhar na placa, mesmo sem muita escovação física.

Quando seu cão estiver acostumado a ter a boca manuseada, você pode tentar usar uma escova de dente. 

Você não quer ficar lá por muito tempo, então recomendamos escovar as áreas mais importantes primeiro.  Alguns cães gostam de mastigar um pouco as cerdas, o que também ajuda a remover o tártaro. Os dentes inferiores são um local difícil de alcançar. Recomendamos acostumar seu cão aos dentes de cima antes de tentar escovar os de baixo.

Se a sua dúvida é sobre quando você deve começar a treinar seu filhote, recomendo esta leitura.

Agora você já sabe como escovar os dentes do seu cachorro, espero que essas dicas ajudem a tornar a escovação dos dentes do seu cachorro uma experiência agradável para todos!

Eu fico por aqui!

Gostou deste conteúdo? Deixe um comentário!

Aprenda de uma vez por todas o porquê do seu cachorro sempre insistir em errar o local.

Aprenda de uma vez por todas o porquê do seu cachorro sempre insistir em errar o local.

Receba gratuitamente no seu e-mail.

Suas informações estão seguras.

Sobre o Autor

Herbert Reis
Herbert Reis

Herbert Reis, 28 anos, Adestrador de cães e Comportamentalista Canino há 04 anos. O segredo do meu sucesso com os cachorros, além de ser apaixonado pelo que faço, é ensinar para os donos de cães a mesma comunicação que eu utilizo, de forma que os cachorros obedeçam eles da mesma forma que me obedecem, de forma definitiva e no menor tempo possível.

0 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.